Câmara Municipal vai se integrar às ações pela conclusão do Multipalco

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), anunciou no dia 17 de janeiro, em visita ao Multipalco Theatro São Pedro, que o Legislativo da Capital se integrará aos esforços para concluir este complexo cultural. Considerado um dos maiores da América Latina, o Multipalco, com mais de 25 mil metros quadrados, dos quais 18 mil metros quadrados de área construída, foi iniciado em 2003. Com a obra civil praticamente concluída, a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) busca agora apoio para concluir os acabamentos e a compra de equipamentos para entregar seus cinco andares para uso da cidade.
Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, que conduziu a visita, até o momento foram investidos cerca de R$ 40 milhões na construção do espaço, com recursos oriundos de leis de incentivo e doações. “Um terço deste valor foi usado nas escavações e explosões de rocha. Agora, precisamos de cerca de R$ 20 milhões para concluir o Multipalco, que pretende ser mais do que um espaço cultural, mas um polo de referência turística, que dê uma nova ocupação para o Centro Histórico e que se torne modelo de construção sustentável”, projeta Moraes.
Entre as alternativas para arrecadar fundos, está o estudo dos índices construtivos. “Se a Prefeitura nos permitir avaliar os índices construtivos que não são aproveitados para que possamos comercializá-los, conseguiremos não apenas terminar o complexo, como também investir em atividades ligadas a este espaço. Este seria um belo presente no ano em que o Theatro São Pedro completa 160 anos”, destacou Moraes.

Processo

Nagelstein sugeriu que, antes de ser apresentado este pedido à Prefeitura, seja feito o estudo do índice construtivo. “Algum arquiteto, inclusive da própria obra, poderia fazer esta análise. Vamos fazer uma aproximação do Sinduscon com a Associação para que auxilie neste processo”, afirmou. O presidente da Câmara, que percorreu os cinco andares destinados às artes de palco, se surpreendeu com a “economicidade de uma obra tão majestosa como o Multipalco”, espaço que avaliou como inestimável para Porto Alegre.
“O Multipalco é um oásis no degradado Centro Histórico. É preciso louvar e apoiar o trabalho da Associação e da dona Eva Sopher, que atinge também a área social, a partir das oficinas de música e dança para crianças da periferia”, lembrou o vereador. “Esta é uma obra feita no estado da arte, permanentemente auditada e com toda a transparência. Concluir o Multipalco é dar um presente para a cidade e fazer uma homenagem à dona Eva. Para concluir o complexo, são necessários múltiplos esforços e a Câmara vai se somar”, afirmou ainda Nagelstein.
Também participaram da visita os vereadores Adeli Sell (PT) e Reginaldo Pujol (DEM), e o superintendente administrativo da Fundação Theatro São Pedro, Luiz Alberto Gusmão.

Inauguração

No dia 27 de março, Dia do Teatro, será inaugurado o Foyer do Multipalco, que será a entrada principal para o Teatro Italiano e demais espaços do complexo Multipalco a partir da Rua Riachuelo. Também faltam ser concluídos os seguintes espaços: Sala da Dança, Teatro Italiano, Cine Teatro Oficina, as Salas Múltiplas, Sala de Imprensa, Lojas e Cafeteria e Bar.
Para colaborar com o Multipalco, é possível tornar-se um dos mais de mil associados. Entre as vantagens, estão descontos de 50% nos ingressos de todos os espetáculos. Saiba como se associar e veja todos os benefícios clicando em http://www.teatrosaopedro.com.br/aatsp/associe-se/